9 de junho de 2005

Mais sobre filhos da Terra e filhos da terra...

A expressão “filhos da Terra” não é complicada de se entender, afinal, todos nós nascemos nesse planeta (se você não se inclui favor me mandar um e-mail com foto), de qualquer forma, ela acaba ganhando um significado maior quando se está vivendo em outro mundo, como ocorre com os personagens do meu livro, e, principalmente, quando existem nativos nesse mundo.

A outra expressão, que por acaso possui a mesma pronuncia, significa algo ligeiramente diferente para os habitantes da Terra. No texto anterior eu tentei passar a idéia de que os filhos da terra são aqueles que dão valor ao lugar onde nasceram a ponto de sentir que são filhos do local. Obviamente, se a expressão for falada em algum outro planeta ela se referirá aos nativos, mas quem estiver atento perceberá que nem sempre será assim no livro.

É provável que essas duas expressões apareçam pouco no decorrer da história e que, mesmo quando aparecerem, personagens como Cadu dificilmente veriam a diferença tão sutil existente entre elas. Sutil, mas um grande abismo ao mesmo tempo. Isso se deve ao fato sonoro, mas também às experiências de vida de cada um.

Na história das chaves o fato de alguém compreender ou não essa diferença não interferirá na compreensão, mas pode representar uma grande diferença para aqueles que gostam dos detalhes. Quem quiser entender isso melhor apenas deverá olhar para as duas últimas sentenças do texto anterior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei dos filhos da terra pelo que li...Mas prefiro qdo vc coloca coisas meio diferentes...